sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Bando de Urso!

Quem gosta de urso e conhece o movimento se condiciona a procurar e preferir sempre pessoas que tem as características ursina. Andando na rua, indo ao mercado, no cinema, no teatro, ou seja, onde estejamos procuramos identificar ursos. 


Mas nem sempre que identificamos alguém com características ursinas quer dizer que o cara seja goste de homem ou, até mesmo, goste de ser chamado de urso. Existem peludos grandes heteros e casados com mulheres, existem peludos grandes que não gostam de serem chamados de urso e não se relacionam com urso, não são adeptos de lugares freqüentados por ursos. 

Nesses dois casos não há a vivência com ursos nem a identificação com a comunidade ursina, ou seja, nos dois casos não temos ursos, pois ser urso implica gostar, freqüentar lugares e viver em algum tipo de grupo de ursos. 

O termo "comunidade ursina" é recorrente em qualquer site, blog, filme, matéria jornalística sobre o Bears. E quando se e o que se fala sobre os urso está, na maioria das vezes no plural, por exemplo: nós ursos, os ursos, o grupo dos ursos.

Viver em comunidade, seja ela, virtual ou real, é um dos elementos que completam a IDENTIDADE BEAR que é tema de investigação aqui no blog.

Existe muita gente que diz que essa história de urso não passa de um rótulo. Em partes concordo com elas pois as classificações ursinas, como cub, chubby, lontra, koala, etc. existem somente para classificar o tipo ursino das pessoas.

Mas se investigarmos mais a fundo descobriremos que ser um urso sempre ultrapassou o rótulo, pois o começo do movimento ursino tem cunho intelectual, consistia e consiste em um movimento gay que procura ressaltar e valorizar a masculinidade do homossexual, além de a preservação, ou a não exposição do indivíduo na sociedade.

Esse artigo é mais um passo para a definição da pergunta "O que é ser um urso?"

O blog "Oiquetc?" te como objetivo identificar as características do estilo de vida Bear, que é tão forte  em outros países, e por que não dizer, fazer cada urso saber o quanto podemos ser influentes na vida de outros gays que são marginalizados e mostrar que se pode ser homem de verdade e gostar de homem. 

Woooooooof!






Nenhum comentário: